5 livros que me iniciaram na literatura 

Não sei quando exatamente comecei a ler. Mas sei que leio desde sempre. E aqui vão os 5 livros que me iniciaram na literatura: 

  1. O Pequeno Príncipe de Antoine Saint-Exupéry

Eu provavelmente não entendia toda a filosofia por trás das falas do livro, mas sempre gostei dele quando era pequena. Quando voltei a lê-lo mais velha e entendi todo o significado dos personagens e seus dizeres realmente me encantei com o livro. Hoje posso dizer que é um dos meus favoritos. 

Sinopse: As sábias, encantadoras e inesquecíveis histórias contadas pelo pequeno príncipe falam de seu próprio planeta, com seus três vulcões e uma flor presunçosa. 

[COMPRE ESTE LIVRO] 


  1. Harry Potter e a Pedra Filosofal de J. K. Rowling 

Confesso que adentrei no universo do bruxo por meio dos filmes e de cara me apaixonei por tudo aquilo. Quando li os livros, só confirmei o fascínio e amor que sinto por essa saga. 

Sinopse: Harry Potter é um garoto cujos pais, feiticeiros, foram assassinados por um poderosíssimo bruxo quando ele ainda era um bebê. Ele foi levado, então, para a casa dos tios que nada tinham a ver com o sobrenatural. Pelo contrário. Até os 10 anos, Harry foi uma espécie de gata borralheira: maltratado pelos tios, herdava roupas velhas do primo gorducho, tinha óculos remendados e era tratado como um estorvo. No dia de seu aniversário de 11 anos, entretanto, ele parece deslizar por um buraco sem fundo, como o de Alice no país das maravilhas, que o conduz a um mundo mágico. Descobre sua verdadeira história e seu destino: ser um aprendiz de feiticeiro até o dia em que terá que enfrentar a pior força do mal, o homem que assassinou seus pais. O menino de olhos verde, magricela e desengonçado, tão habituado à rejeição, descobre, também, que é um herói no universo dos magos. Potter fica sabendo que é a única pessoa a ter sobrevivido a um ataque do tal bruxo do mal e essa é a causa da marca em forma de raio que ele carrega na testa. Ele não é um garoto qualquer, ele sequer é um feiticeiro qualquer, ele é Harry Potter, símbolo de poder, resistência e um líder natural entre os sobrenaturais. 

[COMPRE ESTE LIVRO] 


  1. Mau Começo – Desventuras em Série – de Lemony Snicket 

As aventuras dos irmãos Baudelaire realmente não são para todos os gostos, devido a série de infortúnios e momentos de tristeza que os jovens passam. Mas eu simplesmente não conseguia parar de ler. Quando saiu a série da Netflix, que é tão parecida com os livros eu fiquei em êxtase. 

Sinopse: Mau começo é o primeiro volume de uma série em que Lemony Snicket conta as desventuras dos irmãos Baudelaire. Violet, Klaus e Sunny são encantadores e inteligentes, mas ocupam o primeiro lugar na classificação das pessoas mais infelizes do mundo. De fato, a infelicidade segue os seus passos desde a primeira página, quando eles estão na praia e recebem uma trágica notícia. Esses ímãs que atraem desgraças terão de enfrentar, por exemplo, roupas que pinicam o corpo, um gosmento vilão dominado pela cobiça, um incêndio calamitoso e mingau frio no café da manhã. É por isso que, logo na quarta capa, Snicket avisa ao leitor: “Não há nada que o impeça de fechar o livro imediatamente e sair para uma outra leitura sobre coisas felizes, se é isso que você prefere”. 

[COMPRE ESTE LIVRO] 


  1. Poderosa de Sérgio Klein 

Não poderia faltar nessa lista o grande clássico da minha adolescência. Todo mundo lia esse livro e amava. Hoje não tenho o mesmo apego à série (nem mesmo tenho os livros mais). Mas realmente fez parte da minha caminhada literária. 

Sinopse: O pai e a mãe estão se separando, o irmão caçula é o garoto mais implicante do planeta e a avó passa os dias na cama, descascando a parede com as unhas, sem saber o que acontece ao redor. É este o habitat de Joana Dalva, que aos 13 anos sonha em ser escritora. Tudo o que ela deseja é criar histórias que distraiam os futuros leitores, mas um dia faz uma redação sobre a quase xará Joana d’Arc e provoca uma reviravolta na História. Se uma simples redação podia mudar o passado, por que não usar a literatura para consertar o presente? Joana Dalva não hesita em converter a ficção em realidade. O problema é que cada texto produz consequências imprevistas, dando origem a outros textos que trazem novos problemas. E o jogo de gato e rato acaba escapando do controle. Para participar desse jogo, não é preciso ter a idade de Joana Dalva nem sentir na pele os conflitos e as espinhas da adolescência. 

[COMPRE ESTE LIVRO] 


  1. Percy Jackson e os Olimpianos de Rick Riordan 

Acho que todo adolescente leu a série de Percy (e se decepcionou com os filmes diga-se de passagem). Também uma das minhas sagas favoritas e até hoje de vez em quando releio os livros só para matar a saudade. 

Sinopse: O autor conjuga lendas da mitologia grega com aventuras no século XXI. Nelas, os deuses do Olimpo continuam vivos, ainda se apaixonam por mortais e geram filhos metade deuses, metade humanos, como os heróis da Grécia antiga. Marcados pelo destino, eles dificilmente passam da adolescência. Poucos conseguem descobrir sua identidade. O garoto-problema Percy Jackson é um deles. Tem experiências estranhas em que deuses e monstros mitológicos parecem saltar das páginas dos livros direto para a sua vida. Pior que isso: algumas dessas criaturas estão bastante irritadas. Um artefato precioso foi roubado do Monte Olimpo e Percy é o principal suspeito. Para restaurar a paz, ele e seus amigos – jovens heróis modernos – terão de fazer mais do que capturar o verdadeiro ladrão: precisam elucidar uma traição mais ameaçadora que fúria dos deuses. 

[COMPRE ESTE LIVRO] 


Quais foram os livros que te iniciaram na literatura? Já leu algum que eu citei? Comente abaixo… 

CURTA – COMENTE – COMPARTILHE 

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: