Ícone do site 1 Café com livro

O Sorriso do Homem Mau e Outros Contos Policiais – Resenha

Anúncios

O Sorriso do Homem Mau é uma coletânea de contos de Raphael Montes, o livro é bem curtinho e os contos também. Mas, não se engane porque cada conto é um choque diferente. Vou falar um pouquinho das minhas impressões de cada conto, sem spoilers, juro.

Título: O Sorriso do Homem Mau e Outros Contos Policiais
Autor: Raphael Montes
Editora: Benvirá
Ano de Publicação: 2013
Gênero: Contos / Policial
N° de Páginas: 26


CONTO 1 – Depoimento n° 220.919.90
Um depoimento, como diz o título, aparentemente inocente sobre um garoto que vive com seu avô. O ponto de vista é do garoto, que descreve as cenas (ou “a cena”) com muita riqueza de detalhes. O plot ao final do conto é realmente inesperado e eu tive que reler mais uma vez para ver se tinha deixado passar algo porque eu realmente não esperava o que aconteceu.
Nota:



CONTO 2 – Banquete
Este conto eu já conhecia, do livro O Vilarejo, conta a história de uma mulher que mora em um vilarejo onde todos estão passando fome. Enquanto ela conversa com os dois filhos, esconde a comida para que outros moradores não saibam que a família a tem. O marido e pai das crianças havia saído para tentar caçar algum animal. Quando ele volta, descobre algo surpreendente sobre sua mulher e filhos.
Nota:



CONTO 3 – Café
Vemos um homem bebendo seu café enquanto reflete sobre toda a sua vida. Como chegou aonde chegou, como conheceu a esposa e criou sua família. Então ele começa a entrar em uma espiral de melancolia, enquanto prevê/imagina tudo de ruim que poderia (e de acordo com ele irá) acontecer em sua vida. Um pouco melancólico demais para o meu gosto.

Nota:



CONTO 4 – Tudo o que me falta
Disparado o melhor conto do livro. Eu amei cada detalhe. O plot é tão bom que eu tive que parar o livro para refletir o que tinha acabado de acontecer. Não vou falar muito dele pois recomendo a leitura.
Nota:



CONTO 5 – O sorriso do homem mau
De todos os cinco contos esse foi o que menos gostei, mesmo ele dando nome ao livro. Não deixa de ser um conto bom, mas em comparação aos outros deixou a desejar. Não é ruim, mas também não é ótimo. Talvez se fosse um pouco mais longo poderia se tornar uma história muito boa.
Nota:


Esse foi um pouquinho sobre cada conto do livro O Sorriso do Homem Mau e Outros Contos Policiais. Recomendo demais a leitura, ainda mais por ser um livro bem pequeno e fácil.
Nota do livro:



CURTA O POST – COMENTE SUA OPINIÃO – COMPARTILHE COM OS AMIGOS

Sair da versão mobile