Neste romance de Liane Moriarty acompanhamos a jornada de 9 pessoas que estão em busca de uma mudança em suas vidas. Eles se hospedam na Tranquilum House, um spa que promete uma mudança milagrosa aqueles que a procuram.
Durante 10 dias acompanhamos esses personagens no retiro, com todas as comunicações cortadas com o mundo fora dele. Conhecemos também Masha, a diretora excêntrica de Tranquilum e seus funcionários.
Cada um dos nove personagens tem um motivo para chegar a Tranquilum. Uma escritora de sucesso que acaba de ter seu livro recusado pela editora e de sofrer por um romance não correspondido. Uma família de três pessoas que passou por um evento traumático. Um casal rico que parecem tão infelizes e a beira do divórcio. Um advogado com problemas com o passado. Uma mãe de quatro que está infeliz com seu peso. E um avô que luta para conseguir seguir em frente às sombras do passado.
“Os problemas das outras pessoas eram muito simples; os nossos é que costumam ser mais complexos”
Liane Moriarty descreve cada personagem com tanta maestria que não fica difícil para o leitor acompanhar todos. Cada personagem é dissecado em suas angústias e medos, e o leitor acaba ficando próximo deles e torce para que tudo dê certo no final.
É possível se identificar com os personagens e com seus anseios e problemas. Liane explora a nossa sociedade e transcreve isso nos personagens criando uma conexão com o leitor.
“Sabia que a única diferença entre o medo e a empolgação é a respiração?”
Em todos os momentos uma coisa é sempre certa de se perceber durante a leitura, a busca incessante por algo que acreditamos não possuir. Seja amor, dinheiro, beleza, perdão, todos nós estamos constantemente buscando alguma coisa e muitas vezes podemos encontrar isso dentro de nós mesmos.
O final deixa um pouco a desejar, pela falta de continuação do que acontece aos personagens após os eventos na Tranquilum House. Não sabemos exatamente como aquilo mudou suas vidas e se após os dias no spa Masha realmente estava certa, ou não.
O livro faz pensar sobre como nós levamos nossas vidas. É uma leitura viciante e, apesar de ter nove personagens, você não fica confuso ou esgotado com a leitura. Liane Moriarty traz mais uma obra magnética e original, que envolve o leitor do início ao fim.
Nota:

Título: Nove Desconhecidos
Autora: Liane Moriarty
Editora: Intrínseca
N° de Páginas: 464
Ano de Publicação: 2019
CURTA O POST – COMENTE SUA OPINIÃO – COMPARTILHE COM OS AMIGOS – SIGA O BLOG